Social

Cada vez mais, docentes e discentes do Programa em Ciências Naturais (PPGCN) se envolvem fortemente com a sociedade, gerando impacto social positivo, esclarecendo-a, prestando assistência e colaborando para a melhoria do ensino, através dos programas de extensão. A pluralidade destas ações reforça a formação humanista dos discentes, desenvolvendo uma visão holística e solidária aos problemas sociais da população. Estas iniciativas, além de atualizar o conhecimento de educadores, orientam monitores, que multiplicam as informações e esclarecem a população.

Tem havido um importante incremento nas ações dos docentes e discentes do Programa em atividades de inserção social e cultural, tais como aquelas que contribuem para a (a) melhoria do ensino básico e, consequentemente, mudança na realidade local; (b) elaboração de materiais didáticos para o ensino médio e graduação; (c) realização de palestras e ações de divulgação do conhecimento para o público em geral; (c) formação de recursos humanos qualificados para a administração pública ou a sociedade civil que possam contribuir para o aprimoramento da gestão pública ou para a formação de público que faça uso dos recursos da ciência e do conhecimento; (d) atividades que contribuem para o desenvolvimento microrregional e regional; (e) disseminação de técnicas e conhecimento e a prestação de serviço à população em geral para a melhoria de sua qualidade de vida, entre outras.

Os docentes desenvolvem projetos que disseminam técnicas e conhecimentos que contribuem para uma maior efetividade das políticas públicas, que impactam diretamente questões econômicas (e tem proporcionado mudanças culturais) da esfera pública e dos sistemas de cogestão do público com as organizações sociais que atuam em municípios da região e do Estado.