Sobre o programa

O Programa oferece cursos de alto nível, comparáveis aos das melhores Instituições, que estão abertos a estudantes brasileiros que desejam completar seus estudos sem a necessidade de deixar o país para a obtenção dos Títulos de Mestre e Doutor, bem como para estudantes estrangeiros. O programa tem como objetivo a formação de recursos humanos de excelência que possam atuar tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento e inovação.

Uma característica do Programa é que ele foi estruturado de forma interdisciplinar. A implantação de uma área única derrubando certas barreiras resultantes da coexistência, possibilita uma colaboração mais efetiva entre os diversos grupos de pesquisa, uma maior flexibilidade na elaboração dos planos de estudo dos discentes e uma alocação mais eficiente de recursos.

O PPGCN possui convênios e colaborações com diversas Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e do exterior, promovendo o intercâmbio de discentes e docentes. Neste ambiente de efervescência científica, os discentes de mestrado e doutorado são motivados a buscar sempre a excelência e se aventurarem em desafios científicos e tecnológicos, abrindo espaço para a inovação e a quebra de paradigmas.

Os estudantes provindos de diversos cursos de graduação e universidades distintas ingressam nos cursos de Mestrado e Doutorado através de Chamadas Públicas. Após o ingresso os discentes realizaram disciplinas e desenvolvem projetos de pós-graduação em laboratórios especializados, sob orientação de docentes credenciados. O PPGCN é gratuito e uma parte dos estudantes recebe bolsas de agências de fomento como o CAPES, CNPq e FUNCAP.

Em sua trajetória acadêmica o PPGCN tem primado pela excelência acadêmico-científica e, nessa perspectiva, realiza contínuo processo de reflexão sobre as bases epistemológicas e metodológicas que sustentam a sua área de concentração e as linhas de pesquisa, proporcionando a interlocução entre pares e o avanço da qualidade do ensino e das pesquisas realizadas. Vale destacar as estratégias de ação que buscam incessantemente a coerência entre as pesquisas em andamento, as disciplinas ministradas, os trabalhos de conclusão e as linhas de pesquisa.

As ciências naturais são uma das mais importantes áreas de pesquisa científica, contribuindo decisivamente para o avanço tecnológico em áreas de fronteira como ambiental, planejamento de fármacos, nanotecnologia, (bio)materiais, energia, alimentos e inovação da indústria. O Programa é um centro formador/irradiador caracterizado por linhas de pesquisa para recursos naturais, gerando um ambiente único que propicia a formação de recursos humanos altamente qualificados. Os mais de 20 laboratórios de pesquisa contam com instrumentação moderna.

O PPGCN trabalha continuamente para a manutenção de sua excelência, promovendo reavaliação de seus regulamentos internos, na tentativa de corrigir problemas preservando tradições, mas com um olhar crítico na busca de novas estratégias para a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos que possam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais exigente.

Atento às demandas da sociedade, seus esforços no sentido de capacitar os mestrandos e doutorandos em relação à propriedade intelectual e empreendedorismo começam a surtir os primeiros frutos. Alguns dos discentes estão desenvolvendo projetos de pós-graduação práticos com deposição de patentes. No PPGCN, o desenvolvimento científico fundamental encontra-se próximo e em um diálogo constante com o desenvolvimento tecnológico e as necessidades da sociedade. A geração de conhecimento científico, principalmente aqueles relacionados as ciências naturais são realizadas com instituições públicas e laboratórios de excelência e auxiliam na definição de políticas públicas.

– O Curso de Mestrado Acadêmico iniciou as atividades em 2013 (com a Resolução No 3388/2011 – CEPE/UECE de criação junto a Universidade).
– O Curso de Doutorado Acadêmico iniciou as atividades em 2019 (com a Resolução No 4262/2018 – CEPE/UECE de criação junto a Universidade).