Extensão

A extensão é compreendida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político e têm como finalidade promover a interação transformadora entre a academia e outros setores da sociedade, garantindo os valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, o respeito à pessoa e à sustentabilidade das intervenções no ambiente.

O contato com a sociedade, que visa o desenvolvimento mútuo, estabelece a troca de saberes e tem como consequência a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade nacional e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da academia. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria e prática, a extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará entende que não se trata mais de “estender à sociedade o conhecimento acumulado pela Universidade”, mas de produzir, em interação com a sociedade, um conhecimento novo. Um conhecimento que contribua para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática.

A extensão promovida pelo Programa em Ciências Naturais ocorre por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais estão indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa, e está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual e alinhado com o Plano Diretor da Embrapa Agroindústria Tropical.

As atividades de extensão constituem aportes decisivos à formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas. Esses resultados possibilitam enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que permitem a reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários do Programa.